Chega um momento na jornada de um empresário em que ele precisa de uma ajudinha de outros fornecedores.
Quer seja uma empresa terceirizada que gerencia a manutenção de sua frota ou se sua empresa precisa fazer parceria com uma empresa de transporte rodoviário para transportar seus produtos locais, lidar com vendedores, fornecedores ou prestadores de serviços é um relacionamento que pode melhorar suas operações comerciais ou prejudicá-las. se não for gerenciado corretamente.
Vamos mergulhar no delicado equilíbrio do gerenciamento de relacionamentos nos negócios.
Neste artigo, você irá:
A gestão de relacionamento com fornecedores (VRM) é a prática de gerenciar a parceria entre sua empresa e aqueles que oferecem seus bens ou serviços, também conhecidos como vendedores ou fornecedores.
A comunicação é a melhor arma do seu arsenal para que a gestão de relacionamento com fornecedores trabalhe a seu favor, especialmente quando se trata de aquisição de frotas.
Para promover conexões fortes e duradouras, nada funciona sem comunicação e um entendimento claro entre você e seus fornecedores. Isso constrói e fortalece seu relacionamento, resultando em uma parceria mais bem-sucedida e confiável.
A aquisição de frota refere-se à compra de veículos e itens relacionados que sua frota precisa, como pneus ou peças de reposição. Os veículos devem atender aos padrões comerciais, garantindo ao mesmo tempo economia e conformidade com os regulamentos. Para chegar a isso, os gestores precisam acompanhar o processo de aquisição da frota.
A aquisição de frotas é como comprar para o seu negócio em maior escala. Primeiro, você avalia quais veículos precisa e compara opções como preços, especificações e manutenção com outras concessionárias. Depois de decidir que tipo de veículos gostaria de comprar e quantos, é hora de negociar – você negocia com os fornecedores para conseguir o melhor negócio possível.
Depois de definir os detalhes, é hora de fechar o negócio assinando esses contratos e transportando as rodas recém-adquiridas para o seu depósito. Mas a comunicação não termina aí; você tem que ficar de olho nas coisas para garantir que tudo corra bem, desde a entrega até a manutenção contínua.
E esse é o processo: encontre o que você precisa, feche um acordo e mantenha o relacionamento por meio de atualizações.
Para seguir com sucesso o processo de aquisição de frota, é necessário envolver as partes interessadas em vendas, serviços, gestão de risco, jurídico e o proprietário da empresa para garantir que todos sejam responsabilizados e estejam de acordo com o negócio. Esta colaboração ajuda a identificar as necessidades da frota, avalia a condição da frota existente e faz divisões eficazes na aquisição para melhorar a sua frota.
Quando se trata de introduzir novos veículos na sua frota, é importante lembrar os números. Considere todas as opções de financiamento, como leasing, compra e aluguel dos veículos necessários. Também deve ser levado em consideração o somatório da vida útil do veículo (manutenção, pneus, seguros, etc.), calculando o valor total de quanto custará a aquisição ao negócio.
Quando se trata de gestão de frotas, a gestão de fornecedores pode impactar positivamente a aquisição de frotas das seguintes maneiras:
Depois de gerenciar com sucesso o relacionamento com os fornecedores para a aquisição da sua frota, o pote de ouro no final do arco-íris são os benefícios extras que sua empresa pode desfrutar além do acesso aos serviços prestados pelos fornecedores.
– Reduzir custos
– Constrói resiliência
– Alcançar receita
– Alcançar metas organizacionais
Você vê o link?
Você pode usar táticas de gerenciamento de relacionamento com fornecedores em sua frota entre motoristas e funcionários e também no processo de aquisição, garantindo que sua empresa comunique o tipo de veículo de que precisa e entenda os termos e condições definidos pela concessionária, seus preços, planos de pagamento, serviços pacotes etc
As mesmas práticas de preservação de relacionamentos, como comunicação aberta e garantia de que você está na mesma página com os fornecedores, são usadas na execução de aquisições bem-sucedidas.
O VRM é um aspecto fundamental da gestão de fornecedores, pois inclui todas as estratégias e processos utilizados para estabelecer e manter um relacionamento mutuamente benéfico, incluindo integração, gestão de relacionamento e, claro, aquisição de frotas.
Este delicado equilíbrio entre negócios e fornecedor/fornecedor começa com estes aspectos-chave
Reuniões regulares e sessões de atualização de feedback, embora às vezes tediosas, podem funcionar a seu favor.
Lembre-se: você não está apenas gerenciando fornecedores, você está construindo parcerias que podem beneficiar sua empresa nos próximos anos. Isto pode ser especialmente importante para empresas de gestão de frotas que dependem de entregas consistentes de peças, serviços de manutenção ou combustível.
Se tudo isso parece atraente para você e sua empresa precisa de alguns fornecedores aqui e ali, prepare sua caneta e comece a fazer algumas anotações.
Encontrar fornecedores confiáveis e de alta qualidade é crucial para qualquer negócio, mas tem particular importância na gestão de frotas. Para encontrar o fornecedor perfeito para o seu negócio, primeiro você precisa fazer uma pesquisa e partir daí.
Informe-os sobre quaisquer atualizações ou alterações sempre que ocorrerem em seus planos. Tudo o que resta é manter o relacionamento recém-descoberto, passando-o de passivo para colaborativo.
Agora que você viu o valor de cultivar relacionamentos com fornecedores e como o gerenciamento de fornecedores pode impactar e afetar fortemente suas relações comerciais e operações de frota, a única decisão certa para uma empresa é tentar cultivar ainda mais essa parceria.
Manter conexões fortes com fornecedores exige mais do que apenas criar um cenário ganha-ganha ou deixar que as transações façam todo o trabalho pesado e mantenham o relacionamento.
Aqui estão algumas dicas que podem ser usadas para quebrar o gelo e aprimorar suas habilidades de relacionamento.
Com acesso a dados e insights em tempo real fornecidos pela Cartrack Moçambique, os fornecedores podem tomar decisões informadas que levam à redução de custos e maior eficiência. Ao garantir que os seus vendedores ou fornecedores utilizam as soluções da Cartrack, pode minimizar atrasos, aumentar a visibilidade da sua frota e, em última análise, fortalecer as suas relações de parceria, resultando numa maior satisfação para o seu negócio e para os seus outros clientes.
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