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Como dominar o gerenciamento de relacionamento com fornecedores e garantir o sucesso na aquisição de frotas

Chega um momento na jornada de um empresário em que ele precisa de uma ajudinha de outros fornecedores.

Quer seja uma empresa terceirizada que gerencia a manutenção de sua frota ou se sua empresa precisa fazer parceria com uma empresa de transporte rodoviário para transportar seus produtos locais, lidar com vendedores, fornecedores ou prestadores de serviços é um relacionamento que pode melhorar suas operações comerciais ou prejudicá-las. se não for gerenciado corretamente.

Vamos mergulhar no delicado equilíbrio do gerenciamento de relacionamentos nos negócios.

Neste artigo, você irá:

  • Aprenda o gerenciamento de relacionamento com fornecedores e seu impacto no sucesso da aquisição de frotas
  • Obtenha informações sobre os princípios básicos da aquisição de frotas para empresas
  • Entenda como o gerenciamento de relacionamento com fornecedores afeta sua frota
  • Receba dicas e truques para construir relacionamentos sólidos com seus fornecedores
  • Saiba como as soluções de gestão de frotas da Cartrack Moçambique podem melhorar a gestão de fornecedores

Definir o gerenciamento de relacionamento com fornecedores e como ele é usado

A gestão de relacionamento com fornecedores (VRM) é a prática de gerenciar a parceria entre sua empresa e aqueles que oferecem seus bens ou serviços, também conhecidos como vendedores ou fornecedores.

A comunicação é a melhor arma do seu arsenal para que a gestão de relacionamento com fornecedores trabalhe a seu favor, especialmente quando se trata de aquisição de frotas.

Para promover conexões fortes e duradouras, nada funciona sem comunicação e um entendimento claro entre você e seus fornecedores. Isso constrói e fortalece seu relacionamento, resultando em uma parceria mais bem-sucedida e confiável.

Noções básicas de aquisição de frota para empresas

A aquisição de frota refere-se à compra de veículos e itens relacionados que sua frota precisa, como pneus ou peças de reposição. Os veículos devem atender aos padrões comerciais, garantindo ao mesmo tempo economia e conformidade com os regulamentos. Para chegar a isso, os gestores precisam acompanhar o processo de aquisição da frota.

A aquisição de frotas é como comprar para o seu negócio em maior escala. Primeiro, você avalia quais veículos precisa e compara opções como preços, especificações e manutenção com outras concessionárias. Depois de decidir que tipo de veículos gostaria de comprar e quantos, é hora de negociar – você negocia com os fornecedores para conseguir o melhor negócio possível.

Depois de definir os detalhes, é hora de fechar o negócio assinando esses contratos e transportando as rodas recém-adquiridas para o seu depósito. Mas a comunicação não termina aí; você tem que ficar de olho nas coisas para garantir que tudo corra bem, desde a entrega até a manutenção contínua.

E esse é o processo: encontre o que você precisa, feche um acordo e mantenha o relacionamento por meio de atualizações.

Guia para aquisição de veículos para sua frota

Para seguir com sucesso o processo de aquisição de frota, é necessário envolver as partes interessadas em vendas, serviços, gestão de risco, jurídico e o proprietário da empresa para garantir que todos sejam responsabilizados e estejam de acordo com o negócio. Esta colaboração ajuda a identificar as necessidades da frota, avalia a condição da frota existente e faz divisões eficazes na aquisição para melhorar a sua frota.

Quando se trata de introduzir novos veículos na sua frota, é importante lembrar os números. Considere todas as opções de financiamento, como leasing, compra e aluguel dos veículos necessários. Também deve ser levado em consideração o somatório da vida útil do veículo (manutenção, pneus, seguros, etc.), calculando o valor total de quanto custará a aquisição ao negócio.

Como o gerenciamento de relacionamento com fornecedores afeta minha frota?

Quando se trata de gestão de frotas, a gestão de fornecedores pode impactar positivamente a aquisição de frotas das seguintes maneiras:

  1. Discussões aprimoradas:
    Isso garante uma compreensão clara das expectativas e requisitos da empresa e do fornecedor. Isso pode levar a uma melhor colaboração, menos problemas e menos mal-entendidos.
  2. Gestão de riscos:
    O VRM envolve avaliar e mitigar riscos associados aos fornecedores, como segurança cibernética e segurança veicular, durante o transporte de materiais. Ao abordar esses riscos, sua empresa estará mais bem preparada para qualquer situação que ocorra, incluindo atrasos e interrupções.
  3. Economia de custos:
    Com o VRM, você pode negociar ativamente contratos melhores com fornecedores e sugerir uma faixa de preços que possa funcionar para o seu negócio, levando a uma redução de custos. Quanto mais você usar esses fornecedores e cultivar esses relacionamentos, sua empresa poderá se beneficiar com o recebimento de descontos, pontos/programas de fidelidade e outros incentivos que podem reduzir custos.
  4. Monitoramento de desempenho:
    Isso é simplesmente seguir os termos que você definiu no contrato. Eles estão seguindo seu cronograma de entrega? Eles estão oferecendo materiais de alta qualidade? Seus preços flutuaram? Esse monitoramento de desempenho garante que os termos do seu contrato permaneçam em vigor e que você receba o que pagou e concordou.
  5. Conformidade regulatória:
    Informe seus fornecedores sobre os regulamentos que eles devem seguir ao transportar materiais. Isso pode ajudar tanto sua empresa quanto os vendedores/fornecedores a permanecerem em conformidade e reduzir o risco de penalidades legais ou financeiras.

    Depois de gerenciar com sucesso o relacionamento com os fornecedores para a aquisição da sua frota, o pote de ouro no final do arco-íris são os benefícios extras que sua empresa pode desfrutar além do acesso aos serviços prestados pelos fornecedores.

    – Reduzir custos
    – Constrói resiliência
    – Alcançar receita
    – Alcançar metas organizacionais

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Gerenciamento de frota, compras e gerenciamento de fornecedores: tudo conectado

  • Gestão de frotas: Cuidar dos veículos de uma empresa, garantindo que estejam em bom estado e sejam utilizados de forma eficiente.
  • Aquisições: Compra de bens e serviços para o negócio, incluindo veículos, peças e serviços de manutenção.
  • Gestão de fornecedores: Gerenciar o relacionamento com as empresas fornecedoras de bens e serviços ao seu negócio, inclusive aqueles relacionados à sua frota.

Você vê o link?

Você pode usar táticas de gerenciamento de relacionamento com fornecedores em sua frota entre motoristas e funcionários e também no processo de aquisição, garantindo que sua empresa comunique o tipo de veículo de que precisa e entenda os termos e condições definidos pela concessionária, seus preços, planos de pagamento, serviços pacotes etc

As mesmas práticas de preservação de relacionamentos, como comunicação aberta e garantia de que você está na mesma página com os fornecedores, são usadas na execução de aquisições bem-sucedidas.

Como o gerenciamento de relacionamento com fornecedores leva ao sucesso na aquisição de frotas?

O VRM é um aspecto fundamental da gestão de fornecedores, pois inclui todas as estratégias e processos utilizados para estabelecer e manter um relacionamento mutuamente benéfico, incluindo integração, gestão de relacionamento e, claro, aquisição de frotas.

Este delicado equilíbrio entre negócios e fornecedor/fornecedor começa com estes aspectos-chave

  • Seleção de fornecedores:
    Dependendo do seu negócio e do setor em que atua, você deve escolher os parceiros certos que lhe fornecerão bens, materiais, recursos, etc., de alta qualidade, com preços justos e que beneficiarão o seu negócio.
  • Contratos:
    Depois de escolher os negócios com os quais você fará parceria, crie um contrato que detalhe todos os detalhes de forma clara. Certifique-se de mencionar todas as informações necessárias, incluindo duração do contrato, preços de materiais, cronogramas de entrega, o que é esperado de ambos os lados e o que eles precisam de você.
  • Comunicação dentro de colaborações:
    Assim como em qualquer outro relacionamento, transparência, comunicação frequente e honestidade são necessárias para cultivar o relacionamento. Em vez de relacionamentos entre pessoas, aqueles entre empresas têm riscos mais elevados, uma vez que um atraso na entrega ou um mal-entendido pode afetar o seu negócio, os seus lucros e a reputação do seu negócio.

    Reuniões regulares e sessões de atualização de feedback, embora às vezes tediosas, podem funcionar a seu favor.

Lembre-se: você não está apenas gerenciando fornecedores, você está construindo parcerias que podem beneficiar sua empresa nos próximos anos. Isto pode ser especialmente importante para empresas de gestão de frotas que dependem de entregas consistentes de peças, serviços de manutenção ou combustível.

Adquira fornecedores com sucesso para o seu negócio

Se tudo isso parece atraente para você e sua empresa precisa de alguns fornecedores aqui e ali, prepare sua caneta e comece a fazer algumas anotações.

Encontrar fornecedores confiáveis ​​e de alta qualidade é crucial para qualquer negócio, mas tem particular importância na gestão de frotas. Para encontrar o fornecedor perfeito para o seu negócio, primeiro você precisa fazer uma pesquisa e partir daí.

  1. Faça sua pesquisa
    Procure e procure fornecedores ou fornecedores. Verifique as plataformas de avaliação on-line para obter impressões de outras empresas sobre o desempenho de fornecedores em potencial.
  2. Defina suas necessidades
    Descubra exatamente o que sua empresa precisa em termos de produtos de qualidade, preços razoáveis ​​e serviços que correspondam aos padrões da sua empresa. Suas necessidades claramente definidas definem o tom dos preços.
  3. Inicie a comunicação e comece a negociar
    Após encontrar o negócio que mais se destaca para você, entre em contato, informando sobre as necessidades do seu negócio e interesse nos serviços e comece a conversar sobre preços. Com suas necessidades já explicadas, escolha os serviços e preços que não prejudicarão seu orçamento.

    Informe-os sobre quaisquer atualizações ou alterações sempre que ocorrerem em seus planos. Tudo o que resta é manter o relacionamento recém-descoberto, passando-o de passivo para colaborativo.

  4. Construa uma parceria de confiança por meio do gerenciamento de relacionamento com fornecedores
    É aqui que todas as pepitas de ouro que você coletou são úteis. Flexibilize seu conhecimento de gerenciamento de fornecedores, promovendo um relacionamento forte que gira em torno de confiança, colaboração e objetivos mútuos, não se concentre apenas no preço.

A importância de ter um bom relacionamento com fornecedores e vendedores

Agora que você viu o valor de cultivar relacionamentos com fornecedores e como o gerenciamento de fornecedores pode impactar e afetar fortemente suas relações comerciais e operações de frota, a única decisão certa para uma empresa é tentar cultivar ainda mais essa parceria.

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Dicas e truques para construir relacionamentos sólidos com seus fornecedores

Manter conexões fortes com fornecedores exige mais do que apenas criar um cenário ganha-ganha ou deixar que as transações façam todo o trabalho pesado e mantenham o relacionamento.

Aqui estão algumas dicas que podem ser usadas para quebrar o gelo e aprimorar suas habilidades de relacionamento.

  • Priorizando a comunicação
    Converse com seus fornecedores regularmente, não apenas quando precisar de algo. Atualize-os sobre as necessidades do seu negócio e peça sua opinião.
  • Definir e corresponder às expectativas
    Defina expectativas claras para prazos de entrega, qualidade do produto e comunicação.
  • Sempre pague em dia
    Construir confiança entre empresas tem muito a ver com ser confiável quando se trata de pagamentos. Certifique-se de que seus pagamentos sejam sempre pontuais.
  • Respeite os serviços
    Trate seus fornecedores como parceiros valiosos, não apenas como fornecedores. Mostre apreço por seus serviços e esteja aberto a comentários.
  • Obtenha o Cartrack para uma melhor gestão de fornecedores
    Ao fazer parceria com vendedores ou fornecedores que utilizam o software de gestão de frota da Cartrack Moçambique, a sua empresa pode beneficiar de uma comunicação simplificada, rotas de entrega otimizadas e rastreamento preciso de combustível, entre outros recursos incríveis.

    Com acesso a dados e insights em tempo real fornecidos pela Cartrack Moçambique, os fornecedores podem tomar decisões informadas que levam à redução de custos e maior eficiência. Ao garantir que os seus vendedores ou fornecedores utilizam as soluções da Cartrack, pode minimizar atrasos, aumentar a visibilidade da sua frota e, em última análise, fortalecer as suas relações de parceria, resultando numa maior satisfação para o seu negócio e para os seus outros clientes.

Melhorar a comunicação e relacionamento do fornecedor com a Cartrack Moçambique

Cartrack Moçambique tem mais do que todos os recursos que você precisa para garantir que seus clientes e parceiros fiquem felizes e satisfeitos com seus serviços.

Mas não acredite apenas na nossa palavra – aqui está o que a Supermarket Farms tem a dizer sobre como eles usam nossos serviços.

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