Os verdadeiros custos ocultos de possuir um carro

Ter um carro é mais do que pagamentos mensais. Você vê um anúncio de 10 mil  ou 15  mil rands por mês e pensa: “Eu posso pagar isso”. A verdade é que você provavelmente pode conseguir seu primeiro carro antes do final do mês – considerando todos os cheques e saldos – mas antes de partir, você terá que desembolsar mais do que aquela parcela mensal.

Sim, há um problema. Os custos adicionais de seguro, licenciamento e registro, taxas anuais de disco e troca de pneus não fazem parte do serviço anual – você sabia disso?

Saber quais são os custos ocultos de possuir um carro, além do óbvio, ajuda você a planejar como lidar com eles. Isso evitará que você se estenda demais todos os meses, tentando acompanhar o custo de funcionamento do seu carro.

Mantenha a propriedade do carro a experiência emocionante – e conveniente – que deveria ser com essas dicas para ajudá-lo a tomar uma decisão sábia sobre o carro

1. Os custos únicos da propriedade do carro

Para o  Mocambicano  de renda fianceira médio, comprar um carro à vista não é uma opção, embora seja a melhor forma de eliminar o maior custo mensal das amortizações – mais juros. O preço anunciado pode ser, por exemplo, 900.000,00 meticais  mas ao final do prazo (geralmente 72 meses) você pagou quase o dobro desse valor. Então você gastou cerca de 1.800.000,00  meticais em um carro cujo valor de mercado caiu significativamente nos cinco anos desde que você o comprou.que você realmente pode pagar.

Depósito

Financiar a compra através de um banco é a forma mais popular de obter a propriedade do carro, mas sem um depósito decente, essa opção é cara no longo prazo, graças aos juros do crédito concedido.

Se você está economizando, sabe que quanto maior o depósito, menores as prestações, mas mais importante, melhor a taxa de juros que o banco cobra de você.

custos na estrada

Ao comprar um carro, você pode encontrar um item de linha para “taxas/custos na estrada” (OTR) em sua fatura. Também conhecida como “taxa de concessionária” ou “taxa de serviço e entrega”, dê uma olhada mais de perto e você verá que mesmo as pequenas coisas contam. As taxas típicas de OTR incluem os seguintes itens:

• Inspeção pré-entrega/verificação de segurança

• Certificado de Inspeção Técnica

• Combustível de entrega

• Combustível inicial

• Liberação HPI

• Administração

• Taxas FSB

• Custos de limpeza ou manobrista

Os custos de OTR são despesas únicas comuns, mas sua capacidade de negociar o custo final entra em jogo aqui, porque o valor pode somar até 20.000,00 adicionais, afetando seus prêmios mensais.

Planos de serviço e manutenção

Sabe aquele exame físico anual que você deveria fazer? Seu carro também precisa. E ao contrário do seu, ignorá-lo pode afetar o valor futuro do seu carro. Se você já tentou vender um carro sem histórico de manutenção, sabe como é importante para os compradores em potencial provar que ele foi bem cuidado.

Embora você precise fazer um pagamento à vista, que pode ser financiado, ter um plano de serviços e um plano de manutenção compensará a longo prazo. Seus serviços têm cobertura garantida e, dependendo do seu plano, você não será responsabilizado por peças defeituosas no carro.

Lembre-se de que o seu plano de serviço e manutenção pode não cobrir tudo, por exemplo, uma nova bateria de carro, então você pode ter que adicionar alguns milhares de rands ao fundo de emergência do carro.

2. As despesas mensais de possuir um carro

Você ainda está se acostumando com o bipe de trancar o carro e cruzar o trânsito com sua lista de reprodução de deslocamento diário, mantendo-o ativo quando percebe que o pedido de débito do financiamento do veículo não é tudo o que você gastará com o carro este mês .

Combustível

Sua maior despesa, após o pagamento mensal do carro, é o combustível. Seja gasolina ou diesel, manter seu carro funcionando representará a maior parte do dinheiro gasto em mobilidade. É por isso que é importante calcular o consumo de combustível de um carro antes de fazer sua escolha.

A importância da eficiência de combustível dependerá da distância que você dirige todos os dias, entre outras considerações, como flutuações no preço do combustível.

Lembre-se de levar em consideração a classe de veículo que você planeja comprar, pois isso também afeta seu orçamento de combustível. A maioria das marcas publica valores de consumo de combustível com base em terrenos urbanos e rurais, portanto, pense nas rotas que você dirige com mais frequência e use-as para descobrir quais serão seus custos de combustível esperados.

Seguro

É uma compra rancorosa, mas venha roubo, sequestro ou acidentes, você ficará feliz por ter um seguro antes de dirigir com seu novo par de rodas. Além disso, a concessionária (e o banco, caso você tenha financiado o carro) não permite que você saia do estacionamento sem fazer o seguro do carro.

A principal preocupação do banco é garantir a segurança do seu investimento até ao seu reembolso, por isso é um requisito contratual do financiamento automóvel ter um seguro ativo integral ativo.

Mas o seguro significa que você está coberto mesmo depois de pagar o carro, economizando enormes custos de substituição ou reparo em caso de dano ou perda, mesmo se você for o culpado. Se o seu carro for baixado, a seguradora liquidará o restante do saldo do empréstimo com o banco.

Lembre-se de que os prêmios de seguro podem aumentar a cada ano, portanto, leve em consideração sua acessibilidade nos próximos cinco ou seis anos ao escolher uma seguradora. Além disso, dê uma olhada na quantidade em excesso. Não faz sentido pagar um prêmio baixo quando reivindicar significa pagar um grande pagamento adiantado apenas para consertar, consertar ou substituir seu carro.

3. Os custos anuais de ter um carro

Se você decidir pular os planos de serviço e manutenção, ainda terá que desembolsar algum dinheiro para cobrir o serviço anual e a manutenção geral do seu carro. Pergunte ao seu revendedor ou agente de serviço quanto custa um serviço e o custo das peças essenciais e, em seguida, calcule uma quantia para economizar todos os meses para aplicar no serviço quando for devido.

Uma dica útil para cortar custos, especialmente se você comprar um carro usado que está fora da garantia, é procurar um mecânico de confiança que possa realizar todo o trabalho de manutenção e reparo.

Outro custo anual é a taxa do disco da licença do carro, que aumenta a cada mês de atraso. Você ganha um período de carência de 21 dias se não renovar a licença de veículo motorizada vencida. O período de carência é calculado a partir da data de expiração do disco de licença atual. Toda vez que você renova sua licença de veículo, está pagando à autoridade de registro local uma taxa pela permissão para dirigir em suas estradas.

4. Os custos periódicos

Serviços e peças representam 34,97% da manutenção típica de um veículo básico. Como novo proprietário, este é o custo que você precisará cobrir pelos serviços – depois que seu plano expirar e você optar por não restabelecê-lo – e peças de reposição durante a vida útil do seu carro.

Peças de reposição

Pesquise quais peças de reposição para seu carro novo provavelmente custarão. Carros fabricados localmente geralmente custam menos para manter porque as peças não precisam ser importadas. É melhor fazer uma comparação de peças de reposição entre marcas e modelos antes de decidir qual carro comprar.

Tente perguntar se a concessionária da qual você está comprando mantém estoque de peças de reposição ou se elas precisam ser encomendadas sob demanda. A resposta para isso pode ser a diferença entre um reparo rápido e um atraso maior para voltar a funcionar.

pneus

Aqueles pneus que vêm com o carro dos seus sonhos? Eles são muito caros. Acima de  10.000,00 meticais cada. Eles podem ter atraído você como parte do pacote (quem não gosta de rodas e pneus maiores?), mas substituí-los não será barato – especialmente quando você precisa comprar um novo conjunto pelo menos a cada 50.000 km.

Se você está pensando em comprar um hatchback ou sedan normal, talvez não precise se preocupar tanto com os pneus de tamanho padrão, pois eles tendem a custar menos. São os tamanhos incomuns que provavelmente pressionarão seu bolso, especialmente se todos os quatro precisarem ser substituídos ao mesmo tempo.

É improvável que apenas um pneu de cada vez precise ser substituído, pois o desgaste geralmente ocorre em pares. Evite substituir um único pneu para garantir tração igual na frente ou na traseira do veículo.

Renovação da carteira de motorista

Portanto, essa despesa se aplica assim que você for um motorista legal – esteja você dirigindo um carro ou não. Uma carteira de motorista tem uma vida útil limitada, geralmente cinco anos, antes de precisar ser renovada. O pedido de renovação tem um custo e é obrigatório. Ser pego dirigindo com a carteira vencida equivale a não ter nenhuma.

Sobre o assunto de infringir a lei, multas por excesso de velocidade e ser autuado por outras infrações de trânsito podem ser caros, então tente obedecer as regras de trânsito para evitar despesas adicionais.

5. Encontre o ajuste certo

Depois de considerar o valor que você pode gastar para pagar o aluguel do carro e os custos operacionais adicionais de propriedade do veículo, use uma calculadora de financiamento de automóveis para determinar o valor do empréstimo adequado ao seu orçamento.

O resultado é apenas uma indicação de qual faixa de preço você pode comprar, não uma garantia de que você se qualificará para esse valor. Depois de estabelecer sua faixa de acessibilidade, comece a comprar um carro que atenda às suas necessidades, mas também marque as caixas certas. Faça a si mesmo perguntas práticas neste processo, incluindo:

Qual é a melhor opção para mim, novo ou usado?

-Tenho preferência entre um carro de 2 portas e um carro de 4 portas?

-Esse carro é econômico em combustível?

 -Quais recursos de segurança do carro são importantes ter?

– Tenho preferência entre um carro de 2 portas e um carro de 4 portas?

 -O carro tem um plano de serviço ou manutenção?

 -Estou usando o carro para fins de trabalho?

 -Quero poder transportar passageiros confortavelmente?

– Quero ter filhos e precisarei de mais assentos?

 -É necessário um bagageiro grande ou um compartimento de carga?

 -Suas capacidades off-road são importantes para o meu estilo de vida?

 -Eu dirijo principalmente na cidade ou vou viajar longas distâncias?

– Quais são minhas cores preferidas e alguma delas pode aumentar meu prêmio de seguro?

-Quais são minhas cores preferidas e alguma delas pode aumentar meu prêmio de seguro?

Pronto para montar?

Calcular os custos reais de possuir aquele carro que você está de olho antes de comprar é importante. O preço de compra é apenas o começo. Manter o carro em condições de rodar e com uma aparência tão boa quanto no primeiro dia requer mais itens de linha no orçamento do seu carro.

Claro, o banco pode aprovar seu pedido de financiamento, mas calcular os possíveis custos adicionais ajuda a garantir que você possa pagar por todo o pacote. Se você acha que os custos são muito altos ou podem esticar muito seu orçamento, opte por um modelo de carro mais barato ou procure um bom carro usado em uma plataforma como Be Forward. Com centenas de carros para escolher, você encontrará um que se encaixa no seu bolso e no seu estilo.

A paz de espírito não tem preço Depois de tudo que você gastou com seu carro, você realmente acha que poderia substituí-lo por seu valor total se fosse roubado ou sequestrado? Entre em contato com a Cartrack hoje e deixe-nos ajudá-lo a ficar seguro na estrada com nossas soluções líderes mundiais de rastreamento de carros e telemática.