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Como os gerentes de frota podem melhorar a produtividade dos funcionários e aumentar a eficiência com insights acionáveis

Você já se perguntou como as empresas de frota mantêm suas operações funcionando sem problemas, de forma produtiva e lucrativa?

Neste artigo:

  • Entenda o que é gestão de frota e quais processos ela envolve
  • Descubra o que exatamente um gerente de frota faz e as tarefas do dia a dia que ele enfrenta
  • Conheça o software de gestão de frotas e como ele beneficia o processo de gestão
  • Descubra como os insights acionáveis ​​da tecnologia da Cartrack podem melhorar a produtividade dos funcionários

Do despacho à entrega, dos custos de operação aos lucros do negócio, há muito trabalho envolvido na gestão de frotas. Por trás de cada negócio produtivo e bem-sucedido está um gestor de frota eficiente com o melhor software de gestão de frota.

‍Em primeiro lugar, o que é gestão de frota?

O termo gerenciamento de frota refere-se ao gerenciamento e supervisão de veículos como carros, caminhões ou vans usados ​​para fins comerciais. O gerenciamento de frota não se refere apenas a uma única tarefa, mas a um processo envolvido na supervisão de toda a operação da frota, desde o desempenho do funcionário até o desempenho da frota.

O processo de gestão de frota inclui:

  • Gerenciamento de veículos da frota
  • Rastreando as taxas de conclusão de tarefas
  • Melhorando a segurança e a produtividade do motorista
  • Garantir a manutenção do veículo
  • Analisar os custos de combustível e gerir o consumo de combustível
  • Otimização de rotas para entregas pontuais
  • Usando insights acionáveis ​​para tomar decisões estratégicas

Todas essas tarefas são realizadas para aumentar a produtividade dos funcionários, garantir que as operações da frota funcionem sem problemas, melhorar a experiência do cliente e aumentar os lucros, reduzindo os custos operacionais e o desperdício de tempo.

Para entender melhor a gestão de frotas, vamos pegar o Bill como exemplo. Bill é gerente de frota de uma pequena empresa de frota no setor de saúde.

‍O que é um gerente de frota e o que ele faz?

Como gerente de frota, Bill é responsável por todos os aspectos do negócio da frota, incluindo dirigir e gerenciar veículos, recursos e custos da frota. Essa função requer o uso eficiente do tempo e excelentes habilidades de liderança e tomada de decisão para supervisionar efetivamente os ativos da frota e aumentar o desempenho da frota. Embora a rotina diária de Bill possa diferir ligeiramente da de outros gerentes de frota que trabalham em diferentes indústrias de frota, todos eles compartilham responsabilidades comuns que incluem:

  • Gerenciar, supervisionar e supervisionar as operações da frota
  • Contratar motoristas de qualidade e monitorar o comportamento e o desempenho do motorista
  • Criação e gerenciamento de tarefas e horários do motorista para maximizar a produtividade
  • Garantir que a frota permaneça em conformidade e evite contratempos desnecessários
  • Implementação de estratégias de gestão de frota para reduzir os custos da frota e aumentar a produtividade
  • Criação e uso de relatórios detalhados
  • Organização da papelada e administração
  • Garantindo a manutenção regular do veículo para eficiência operacional e minimizando o tempo de inatividade
  • Atender as expectativas do cliente e garantir um alto nível de satisfação do cliente
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É um desafio para Bill e outros gerentes de frota gerenciar com eficiência as tarefas diárias de sua frota e, ao mesmo tempo, aumentar os lucros. Portanto, eles usam software de gerenciamento de frota para ajudá-los a gerenciar frotas pequenas, médias ou grandes com eficiência. Esse tipo de sistema permite que eles recebam relatórios, dados, informações e insights acionáveis ​​projetados para melhorar as operações e a produtividade da frota.

Vamos obter uma compreensão mais profunda deste software de gerenciamento de frota.

Quem usa software de gerenciamento de frota e por quê?

O software de gerenciamento de frota é um software de computador que simplifica o trabalho de um gerente de frota usando rastreamento por GPS para que os gerentes possam:

  • Rastrear veículos e ativos da frota
  • Monitore o comportamento e o desempenho do motorista
  • Meça as taxas de conclusão de tarefas
  • Gerencie e reduza os custos operacionais
  • Agende a manutenção regular do veículo
  • Garanta a conformidade da frota

Gerenciar manualmente todos os itens acima pode ser um desafio, seja um veículo ou uma frota inteira. As empresas usam software de gerenciamento de frota para simplificar o processo de gerenciamento de frota, obtendo uma visão panorâmica de todas as operações da frota com uma plataforma completa. Dessa forma, Bill ou qualquer outro gestor de frota pode melhorar a segurança, reduzir os custos da frota, aumentar a vida útil do veículo, receber alertas da frota em tempo real, otimizar rotas e aumentar a satisfação do cliente – tudo remotamente, na ponta dos dedos.

O software de gerenciamento de frota é útil para qualquer empresa que precise de veículos comerciais e motoristas para conduzir os negócios diários. Isso inclui empresas nos seguintes setores:

  • Transporte de alimentos
  • Transporte público ou particular
  • Construção
  • Serviços de saúde e emergência
  • Serviços de correio e entrega de encomendas

Com o uso de software de gerenciamento de frota, os gerentes de frota nos setores acima podem gerenciar com sucesso um negócio de frota, supervisionando com eficiência o comportamento do motorista, fatores internos e externos que afetam os preços dos combustíveis, as expectativas do cliente e a manutenção do veículo – apenas para citar alguns.

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4 benefícios do software de gestão de frotas

Existem várias maneiras pelas quais o software de gerenciamento de frota beneficia as operações da frota. Vamos descompactar quatro deles:

1. O gerenciamento de frota fornece visibilidade da frota: o software de gerenciamento de frota integra a telemática do veículo para fornecer aos gerentes de frota uma visão completa de todas as atividades da frota. Os gerentes de frota podem usar visibilidade em tempo real ou dados históricos para tomar decisões baseadas em dados e informadas sobre entregas, rotas, tarefas, custos e segurança, bem como isentar motoristas ou agilizar reivindicações de seguro.

2.A gestão da frota reduz os custos e o consumo de combustível: Só os custos de combustível podem ascender a cerca de 40% das despesas da frota. Com o software de gestão de frotas, os custos e consumos de combustível podem ser reduzidos através da localização GPS do veículo para detetar o desperdício de combustível e encontrar soluções, por exemplo:

  • Tempo ocioso: um ônibus desperdiça 3,5 litros de combustível por hora em marcha lenta, um caminhão médio-pesado desperdiça 3 litros e um sedã grande desperdiça 1,5 litro. Com o software de gerenciamento de frota, os gerentes de frota podem detectar ociosidade e educar os motoristas sobre a necessidade de reduzir o tempo ocioso.
  • Tempo de entrega: Tempos de entrega rápidos se traduzem em menos quilometragem e menos combustível usado. Os gerentes de frota podem usar o software de gerenciamento de frota para otimizar as rotas mais eficientes, acessar informações do motorista e do veículo e monitorar o tráfego e o clima. Para garantir que os motoristas tenham tempos de resposta mais rápidos.

    Comportamento do motorista: excesso de velocidade, frenagem brusca e curvas são alguns dos comportamentos do motorista que desperdiçam combustível. O software de gerenciamento de frota permite que os gerentes de frota monitorem o comportamento do motorista e recebam alertas em tempo real em caso de mau desempenho do motorista.Com o software Mi-Fleet fácil de usar da Cartrack, os gerentes de frota podem gerenciar e controlar facilmente as transações de combustível, identificar o desperdício de combustível e detectar fraudes de combustível. Isso economiza combustível, dinheiro e administração.

3.O gerenciamento de frota aumenta a produtividade e a segurança dos funcionários: os gerentes podem garantir que as operações da frota sejam seguras e produtivas usando um software de gerenciamento de frota que gerencia a manutenção do veículo, reduz o tempo de inatividade, melhora o comportamento do motorista, otimiza rotas, monitora a segurança do veículo e do motorista e aumenta a eficiência do funcionário.

4.O gerenciamento de frota aumenta a satisfação do cliente: na era da internet rápida, das compras online e da entrega no mesmo dia, os clientes se tornaram menos pacientes e têm grandes expectativas. 61% dos compradores gostariam que seus produtos fossem entregues em até três horas após a compra online. Com o rastreamento por GPS como solução de gerenciamento de frota, os gerentes de frota podem aumentar as expectativas dos clientes, otimizando as rotas e garantindo que os motoristas permaneçam no curso com os cronogramas de entrega. O rastreamento por GPS permite ainda que os clientes rastreiem suas entregas em tempo real, enquanto os gerentes de frota podem manter os motoristas atualizados sobre qualquer emergência ou alteração nas entregas.

Qualquer indústria ou tamanho de frota pode colher esses benefícios se uma operação de frota for gerenciada com eficiência. Para que os gerentes de frota gerenciem com eficácia um negócio de frota, o trabalho em equipe e os ativos bem conservados são vitais. Por outro lado, ter uma equipe não funcional e ativos mal conservados pode levar a uma função de gerente de frota insatisfeita e a uma operação comercial malsucedida.

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Os quatro principais desafios de produtividade enfrentados pelos gerentes de frota

Produtividade é a chave para uma história de negócios bem-sucedidaComo gerente de frota, o trabalho de Bill é maximizar a produtividade da frota. A produtividade de uma operação de frota depende da capacidade de um gerente de frota de gerenciar a frota com eficiência. No entanto, os gerentes de frota podem lutar para cumprir com eficácia suas responsabilidades e gerenciar com eficiência uma operação de frota porque sua função depende da produtividade dos funcionários, do estado dos ativos e recursos da empresa, bem como de fatores externos, como taxas de inflação.

Estes são os quatro principais desafios de produtividade que os gerentes de frota enfrentam:

    Tempo e energia gastos em administração e papelada: a sobrecarga administrativa das tarefas de gerenciamento de frota, como faturamento, criação de relatórios, programação de motoristas, agendamento de manutenção de veículos e acompanhamento de motoristas e clientes pode ser desafiadora e demorada. O software de gerenciamento de frota fornece uma maneira eficiente, econômica e sem papel de lidar com a administração digitalizando e automatizando as operações diárias em uma plataforma baseada em nuvem

  • Paradas não planejadas dos veículos: O tempo que os veículos ficam fora da estrada devido a incidentes como quebras, colisões ou atrasos nas manutenções e cronogramas de serviços, prejudica a produtividade e os lucros das operações da frota. Em vez de esperar pelo tempo de inatividade não planejado do veículo, os gerentes de frota podem usar o software de gerenciamento de frota para realizar diagnósticos de veículos e automatizar cronogramas e relatórios de manutenção para manter seus veículos na estrada, maximizando a produtividade e, finalmente, os lucros.
  • Condução insegura: o comportamento inseguro do motorista, como excesso de velocidade, frenagem brusca, curvas e direção cansada, aumenta o risco de acidentes e mercadorias danificadas. Isso significa mais tempo e custos gastos no reparo de veículos, sinistros de seguros e na substituição e devolução dos produtos dos clientes. Ao usar alertas em tempo real sobre mau comportamento do motorista e cartões de pontuação do motorista para feedback e treinamento com base no desempenho, os gerentes de frota podem melhorar o comportamento do motorista e aumentar a produtividade.

Comunicação pouco clara: Outro grande problema é a comunicação ou a falta dela, especialmente em tarefas, horários e locais de coleta e entrega que podem levar a um ambiente de trabalho desmotivado e improdutivo, bem como tempo e custos desperdiçados em entregas erradas. Os gerentes de frota devem garantir que os motoristas estejam bem informados, descansados ​​e bem treinados. O software de gerenciamento de frota pode automatizar determinadas tarefas e os gerentes podem usar informações acionáveis ​​para melhorar a produtividade e a eficiência da frota.

Insights acionáveis ​​para melhorar o gerenciamento de frota e a produtividade dos funcionário

Insights acionáveis ​​podem ser definidos como dados e informações sobre um negócio que podem ser usados ​​para tomar decisões de negócios e atingir objetivos de negócios. Isso se refere a dados e informações que podem ser traduzidos em ação (sejam decisões ou desempenho). Quando usados ​​de forma eficaz, os insights acionáveis ​​levam à melhoria da produtividade dos funcionários e ao crescimento dos negócios.

Dessa forma, a Cartrack pode ajudar as empresas baseadas em frotas a obter mais produtividade de seus funcionários, ativos e recursos.

Os três principais insights acionáveis ​​da Cartrack para ajudar a melhorar a produtividade dos funcionários:

1. Métricas contextualizadas para tomada de decisões estratégicas: Com o uso de dados operacionais, administrativos e financeiros da frota, a Cartrack produz dados tangíveis para que os gerentes de frota obtenham informações sobre a operação da frota que podem realmente usar para tomar decisões estratégicas precisas.

Por exemplo, os dados operacionais, administrativos e financeiros da frota podem ser usados ​​para determinar o custo por trabalho. Se o custo por trabalho for muito alto e superar o lucro por trabalho, os gerentes de frota podem usar essas informações para decidir sobre mudanças de custo e direcionar ações para reduzir o consumo de combustível, otimizar rotas ou diminuir o tempo ocioso.

2. Métricas comparáveis ​​para identificar desafios e soluções: Isso permite que os gerentes de frota comparem métricas entre motoristas e veículos para identificar vazamentos, identificar desafios e soluções para enfrentá-los e identificar onde otimizar o tempo e aumentar a produtividade.

Por exemplo, os gerentes de frota podem comparar as diferenças de custo por tarefa por veículo com base no comportamento do motorista, custos de manutenção do veículo, custos de combustível e custo por quilômetro. Se os custos de um veículo forem significativamente mais altos do que outros, os gerentes de frota podem identificar o desafio e enfrentá-lo.

Essas informações podem ser usadas para capacitar, educar ou treinar o motorista para usar ativos, recursos e tempo de forma mais produtiva.

3. Insights instantâneos para detectar improdutividade: Isso ajuda os gerentes de frota a encontrar instantaneamente as informações necessárias e a manter-se informado sobre quaisquer áreas improdutivas da operação da frota. Quer se trate de tempo por entrega, dados sobre um veículo específico ou comportamento do motorista – os gerentes de frota podem receber informações instantâneas caso precisem das informações com urgência.

O Cartrack oferece aos gerentes de frota uma visão geral do consumo de combustível, marcha lenta improdutiva, segurança e utilização do veículo em um painel, tudo com apenas um clique. Os gerentes de frota podem usar os filtros para especificar quais informações são necessárias – isso economiza horas que seriam gastas analisando dados.

 4. Melhore a produtividade dos funcionários com Cartrack hoje

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