Com o aumento da procura por parte do sector de consumo, a pressão sobre as frotas empresariais na indústria da logística ou da cadeia de abastecimento também se intensificou. Isto ocorre simplesmente porque os consumidores têm mais expectativas em relação aos varejistas, e o resultado é que os varejistas têm expectativas ainda maiores em relação ao desempenho de entrega da sua frota.

Vamos mostrar-lhe como melhorar a gestão da sua frota com a entrega Cartrack para garantir sempre entregas pontuais.

 

Neste artigo, você irá:

  • Compreender o desafio de garantir sempre entregas dentro do prazo
  • Aprenda 5 maneiras de melhorar as taxas de entrega no prazo e OTIF
  • Descubra os benefícios de utilizar o sistema de gestão de frotas e ferramenta de entrega da Cartrack para garantir entregas OTIF
  • Obtenha orientação específica do setor sobre como melhorar a pontualidade na entrega.

 

Taxas de entrega no prazo e OTIF explicadas

As taxas de entrega no prazo e On-Time in Full (OTIF) são métricas populares que fabricantes e varejistas usam para medir o desempenho de entrega em sua cadeia de suprimentos e avaliar seus parceiros de logística e fornecedores.

Com o aumento da procura dos consumidores devido às empresas de comércio eletrónico, à entrega online de alimentos e mercearias ou mesmo apenas à variedade de produtos que os consumidores esperam dos retalhistas; as empresas de transporte e logística não podem permitir mais atrasos nas entregas. Nem as empresas com frotas internas que transportam mercadorias da produção ou da fazenda para o armazenamento.

Aqui estão algumas estatísticas globais sobre a demanda do consumidor da Meteor Space que mostram uma imagem clara da mudança de comportamento dos consumidores:

 

  • 76% dos clientes confirmaram que o envio rápido influencia positivamente a sua experiência de compra
  • 88% dos consumidores estão mais dispostos a comprar em uma loja que oferece frete grátis
  • 83% dos compradores on-line desejam suporte regular ao cliente e comunicação sobre o status de seus pedidos
  • 95% dos compradores on-line esperam que todos os problemas de envio sejam resolvidos durante o transporte
  • 62% dos clientes on-line dos EUA acreditam que a entrega rápida é o aspecto mais importante da experiência do cliente.

 

A indústria do comércio online na África do Sul também registou um rápido aumento desde a pandemia e o confinamento da COVID-19. Estima-se que, até 2027, este mercado será avaliado em 7,9 mil milhões de dólares, à medida que a entrega online de alimentos, vestuário e outras compras a retalho aumentaram dramaticamente.

De acordo com Statista e outras fontes:

 

  • Mais de 70% dos compradores sul-africanos querem entregas ao domicílio para as suas compras.
  • Mais de 22% dos consumidores on-line consideram que a comunicação clara sobre o prazo de entrega esperado é um fator-chave na qualidade (ou na falta dela) de uma experiência de compra digital.
  • 17% dos clientes abandonarão uma marca devido aos longos tempos de espera na entrega.

 

Atender às novas demandas de entrega dos consumidores significa mais negócios em transporte e logística, e as empresas com uma cadeia de abastecimento interna completa devem ajustar-se e concentrar-se nas exigências do tempo de entrega. É por isso que as taxas de entrega no prazo e o OTIF são essenciais; vamos contar mais sobre como eles funcionam.

 

Taxa de entrega no prazo

A taxa de entrega no prazo, em primeiro lugar, calcula a capacidade de uma empresa de atender às expectativas do cliente quanto ao prazo de entrega. Ele é usado por empresas de comércio eletrônico e varejistas na entrega de última milha para determinar a rapidez com que atendem aos pedidos dos clientes.

38% dos varejistas on-line estão preocupados em atender às expectativas de entrega rápida dos clientes com os baixos custos de envio que seus clientes esperam. As empresas também podem usar a taxa de entrega no prazo para calcular e avaliar seus parceiros de serviços de transporte e entrega quando terceirizam esse serviço.

 

Entrega completa no prazo

OTIF geralmente se refere à capacidade de um fornecedor de entregar todas as quantidades encomendadas dentro do prazo de entrega prescrito ou acordado. Os fornecedores e distribuidores enfrentam frequentemente desafios que perturbam a entrega atempada, tais como avarias de veículos, congestionamentos de trânsito ou, na África do Sul, protestos e manifestações públicas. Nosso desafio único com a redução de carga também pode causar atrasos e interromper as entregas.

Não existem expectativas padrão da OTIF; portanto, os métodos para melhorar a taxa ou qualidade de entrega da sua empresa dependem mais do que qualquer coisa das etapas que você toma para melhorar o desempenho de entrega da sua frota.

 

Mais empresas estão buscando experiência no nível do cliente de seus parceiros de serviços logísticos. Isso significa que eles esperam uma melhor comunicação dos fornecedores e distribuidores, visibilidade da entrega aos clientes e comunicação precisa do prazo de entrega.

Concentrar-se na melhoria do OTIF pode ajudar a proteger os clientes e melhorar a reputação da sua empresa de transporte e logística.

 

Os riscos são elevados para o desempenho da sua frota de entrega e, infelizmente, melhorar a sua taxa de entrega dentro do prazo e o OTIF nem sempre é uma tarefa fácil porque depende de uma colaboração eficaz entre gestores de frota e motoristas.  Outros factores externos, como falta de stock de produtos, problemas com armazéns e transportadores, aumentos dos preços dos combustíveis, protestos, manifestações e falta de pessoal, perturbam o processo. Em última análise, problemas em qualquer fase do link de entrega podem causar atrasos.

5 maneiras de melhorar as taxas de entrega no prazo e OTIF

Pontualidade integral (OTIF) é o padrão pelo qual todos os fornecedores de logística devem se esforçar. Aqui estão algumas maneiras estratégicas inteligentes de melhorar o desempenho de entrega da sua frota. Iremos orientá-lo sobre como aplicar estes passos com estudos de caso reais da Cartrack baseados numa empresa transportadora com quem trabalhámos e que ajudámos a obter melhores taxas de entrega.

 

  1. Obtenha visibilidade da frota e do motorista em tempo real com rastreamento GPS

O rastreamento de frota e o monitoramento de motoristas são partes críticas do desempenho de entrega da frota e podem ajudá-lo a alcançar e melhorar suas entregas dentro do prazo. Quando os gestores de frota não têm visibilidade da sua frota, têm dificuldade em monitorizar a produtividade dos motoristas, ver quais os motoristas que estão disponíveis para uma tarefa de entrega, identificar as causas dos atrasos nas entregas e calcular a taxa de entrega dentro do prazo.

Consideremos uma empresa como a The Courier Guy – uma empresa líder em serviços de correio sul-africano que começou em 2000. Tem mais de 2.200 veículos de frota e, com a crescente procura dos consumidores, deverá expandir ainda mais a sua frota ao longo do tempo. Com o número crescente de motoristas, clientes e veículos, pode ser um desafio para qualquer empresa de entregas gerir cada parte da sua frota.

Quer você tenha uma frota de 20 veículos ou mais de 2.000 veículos como o The Courier Guy, ter frota em tempo real e visibilidade do motorista é uma das melhores maneiras de melhorar suas entregas.

A telemática e a plataforma de gestão de frota fácil de usar da Cartrack fornecem ao The Courier Guy visibilidade da frota em tempo real e monitorização do motorista que os ajuda a eliminar a perda de tempo e a garantir que os pacotes chegam de forma segura e correta à porta dos seus clientes.

Ao abordar a falta de visibilidade da frota, os gestores de frota podem:

  • Rastreie com precisão a localização de cada veículo: obtenha uma visão geral completa do mapa de todos os veículos e motoristas da sua frota para entender suas atividades.
  • Monitore a produtividade do motorista: melhore a responsabilidade e a produtividade do motorista monitorando sua atividade na estrada. Diminua desvios de rota e paradas desnecessárias.
  • Receba relatórios de histórico de viagens de veículos: calcule a taxa de entrega no prazo: ao compreender seu desempenho atual de entrega, você pode implementar facilmente essas estratégias para melhorar sua taxa de entrega.

 

A visibilidade em tempo real facilita a intervenção dos gestores de frota sempre que necessário e evita proativamente atrasos nas entregas, garantindo uma elevada taxa de entrega dentro do prazo. Abordar e comunicar imediatamente as causas dos atrasos nas entregas pode ajudar a melhorar a satisfação do cliente e a reputação dos seus serviços empresariais, mas para fazer isso, você precisa fazer da visibilidade em tempo real o seu novo melhor amigo.

 

  1. Melhore o agendamento com ferramentas de gerenciamento de frota de entrega

A atual escassez de motoristas e a falta de capacidade de entrega na sua frota dificultam a melhoria das taxas de entrega no prazo. Em consonância com o rastreamento de veículos da frota e motoristas, planejando e programando os dois; aumenta a dificuldade de garantir que você cumpra a data de entrega. Sem as ferramentas de entrega certas, os gestores de frota podem enfrentar desafios de agendamento como:

 

  • Combinação inadequada de cargas de entrega especial com motoristas não qualificados ou veículos não equipados.
  • Registrar e programar entregas manualmente, incluindo pedidos recorrentes.
  • Hora estimada de chegada (ETA) pouco clara.
  • Incapacidade de fazer alterações em uma entrega ou comunicar alterações.

 

Quer sua frota seja de entrada, movimentando entregas entre suas instalações e lojas individuais, ou de saída, entregando aos clientes em suas casas, você precisa controlar sua programação e planejamento de entrega para garantir que seus pacotes cheguem no prazo. A boa notícia é que a ferramenta de entrega da Cartrack ajuda empresas de frotas como a sua a otimizar o agendamento.

 

  • Atribua facilmente tarefas e trabalhos: com uma visão completa da disponibilidade do motorista e do veículo, os gerentes podem ver o andamento do cronograma de entrega do motorista, atribuir facilmente novos trabalhos e garantir que o veículo e o motorista certos sejam alocados para o trabalho.
  • Priorize e faça alterações: seus gerentes podem rastrear motoristas rapidamente sem interromper suas entregas e tarefas. Se uma tarefa for alterada, os gerentes também poderão ajustar instantaneamente o cronograma de entrega.
  • Automatize entregas/tarefas recorrentes: evite o upload manual repetido de informações do cliente ou a reinserção do local de entrega, automatizando entregas recorrentes.

 

Para The Courier Guy, o software de entrega da Cartrack tem sido uma parte essencial das operações da sua frota, simplificando a gestão de tarefas e ajudando a garantir a satisfação do cliente com entregas dentro do prazo. O software insere automaticamente os detalhes do cliente para pedidos recorrentes, ajudando-os a reduzir processos manuais e a melhorar a comunicação entre gerente e motorista, o que resultou em tempos de entrega mais rápidos.

Os clientes também recebem atualizações de entrega convenientes com e-mails automatizados e notificações por SMS.

 

  1. Garantir segurança e qualidade da carga com tecnologia

Para garantir a parte “completa” da OTIF, as empresas podem adotar a tecnologia mais recente, como câmeras de IA para detectar e resolver qualquer roubo de carga e tecnologia de sensores para garantir que os produtos cheguem completos e sem danos.

O Courier Guy, por exemplo, melhorou a segurança, a proteção e a responsabilidade dentro da sua frota graças à tecnologia de transmissão ao vivo de câmara alimentada por IA da Cartrack. Esses olhos digitais rastreiam ao vivo sua carga e seus motoristas, monitorando o comportamento do motorista e alertando-os de forma audível em tempo real para corrigir rapidamente comportamentos perigosos, como fadiga ou uso de celular. Essas capacidades de detecção e alertas automáticos ajudam a resultar em menos mercadorias danificadas e multas aceleradas, além de apoiar uma reputação mais forte da marca.

Roubo de carga e danos a produtos em trânsito são grandes riscos para as empresas e podem afetar a taxa de entrega, a retenção de clientes e o desempenho de entrega OTIF. Para evitar estes riscos, a tecnologia de câmaras AI da Cartrack é ideal para aumentar o nível de segurança da frota.

Roubo de carga e danos a produtos em trânsito são grandes riscos para as empresas e podem afetar a taxa de entrega, a retenção de clientes e o desempenho de entrega OTIF. Para evitar estes riscos, a tecnologia de câmaras AI da Cartrack é ideal para aumentar o nível de segurança da frota.

 

  • Detalhes e especificações da carga: Os gerentes podem fazer upload de informações do pacote com especificações, e os motoristas podem escanear o código de barras das mercadorias que carregam e descarregam, para que cada carga seja contabilizada, transportada e entregue com segurança.
  • Monitoramento de carga por meio de sensores: Com sensores nas portas de carga, os gestores recebem alertas ao vivo sobre acessos não autorizados à carga. Os sensores de temperatura permitem que os gerentes resolvam mudanças indesejadas de temperatura que podem danificar os produtos.
  • Câmeras de IA para segurança: as empresas podem transmitir ao vivo ou baixar imagens de câmeras quando recebem alertas de possível adulteração de carga e responder proativamente.

 

  1. Melhore a produtividade e a eficiência do motorista

As ineficiências dos motoristas são um grande obstáculo para as empresas de logística e transporte, o que torna difícil para as empresas conseguirem entregas mais rápidas. Capacite seus motoristas com melhor treinamento em segurança e melhor comunicação com os controladores de frota.

Para melhorar a produtividade e a eficiência dos motoristas, os gestores de frotas precisam de se concentrar na gestão dos motoristas e definir padrões para avaliar o seu desempenho. Uma boa estratégia de gestão de motoristas envolve o seguinte:

 

  • Foco na segurança do motorista.
  • Melhorar o desempenho do motorista com ferramentas de otimização de trabalho, como planilhas de horas.
  • Implementar rotinas regulares de manutenção e inspeção de veículos.
  • Equipar os motoristas com o veículo e as ferramentas certas para completar uma entrega.
  • Contratar e reter bons motoristas.
  • Introduzir políticas para garantir a conformidade legal.

 

Treinamento e incentivos: use relatórios de comportamento do motorista para treiná-los sobre práticas de direção mais seguras ou incentivar a direção responsável com base em nossa tabela de pontuação do motorista, que avalia o desempenho de seus motoristas. Os motoristas podem concluir as entregas em tempo hábil, garantindo que estão comprometidos com a segurança.

 

Melhore a comunicação com os motoristas: Reduza o estresse do motorista com o aplicativo Cartrack Delivery, onde os motoristas podem acessar sua programação diária, aceitar novos trabalhos quando disponíveis e receber alertas instantâneos para novas tarefas de entrega ou alterações nas existentes.

 

Planejamento de rotas ou otimização de rotas: planeje facilmente a rota de entrega do seu motorista com planejamento de rotas e garanta que as entregas sejam concluídas prontamente, obtendo automaticamente o melhor pedido para concluir as entregas com otimização de rotas.

 

Garantir um bom prazo de entrega só pode ser alcançado através dos esforços qualificados do seu motorista. Incentive e cuide dos seus entregadores para que tenham uma atitude mais positiva em relação ao seu trabalho.

 

  1. Reduza custos e tempo de transporte

Reduzir os custos da frota é o objetivo número um da maioria das empresas de frota, mas na verdade é outra forma de garantir a repetição de negócios. Os retalhistas e outras empresas que procuram prestadores de serviços de logística e transporte também querem reduzir os seus custos de transporte para aumentar os seus lucros.

De acordo com um inquérito de 2023, os lucros podem quase duplicar se as despesas da cadeia de abastecimento caírem de 9% para 4%, razão pela qual a maioria das empresas pretende reduzir as suas despesas. Para fazer isso, a maioria dos varejistas fará um pedido grande em uma única entrega. Essa é a hora da sua empresa de frota brilhar. Se você puder garantir que sua frota cumpra o que promete de maneira oportuna e econômica, poderá melhorar sua taxa de entrega no prazo.

A consolidação de carga é uma forma tática de reduzir os custos da frota e, ao mesmo tempo, melhorar o tempo e a eficiência de entrega ao cliente, mas requer planejamento e programação de rotas eficazes.

Se o seu negócio enfrenta o desafio de equilibrar redução de custos e entregas pontuais para atender às demandas dos clientes; então talvez seja hora de considerar fazer alterações no gerenciamento de sua frota que irão melhorar seu desempenho de entrega no futuro e obter novos negócios dos clientes. A utilização da ferramenta de gestão e entrega de frotas da Cartrack pode permitir-lhe conseguir isso.

Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para se diferenciar de seus concorrentes:

 

  • Invista em seus veículos: considere comprar veículos mais confiáveis ​​e com baixo consumo de combustível para ajudá-lo a evitar qualquer tempo de inatividade de veículos em sua frota que possa causar atrasos na entrega. Alternativamente, utilizar a manutenção preventiva para a programação da sua frota é outra forma de fazer com que a sua frota funcione sem problemas.

 

  • Aborde o consumo e as despesas de combustível: você nunca deseja que os custos operacionais da sua frota sejam maiores do que os seus lucros. A redução dos custos de combustível pode ajudá-lo a garantir um ROI da sua entrega.

 

Essas cinco estratégias são maneiras inteligentes de melhorar sua taxa de entrega no prazo ou OTIF. Embora essas medidas sejam baseadas na experiência do cliente com seus serviços e não exista um padrão para medir isso, essas estratégias visam ajudá-lo a melhorar sua prestação de serviços para, em última análise, melhorar sua taxa de entrega no prazo.

Faça sempre entregas pontuais e completas com Cartrack

O nosso sistema de gestão de frotas equipado com Cartrack Delivery ajuda as empresas de frotas e as empresas com frotas próprias a acompanhar uma procura cada vez maior para exceder sempre as expectativas dos clientes.

Agende uma demonstração conosco para ver como fazemos a mágica da entrega acontecer.

 

Taxas de entrega no prazo e OTIF: perguntas frequentes

A entrega no prazo faz a cadeia de suprimentos girar. Nossa útil seção de perguntas frequentes responde às perguntas mais comuns sobre OTD e OTIF.

Como posso melhorar meu desempenho OTIF?

Aqui estão algumas etapas rápidas para começar a melhorar o desempenho do OTIF.

Passo 1: Aumente a visibilidade da frota com rastreamento GPS e gerenciamento telemático de frota.

Passo 2: Melhora o gerenciamento e a produtividade do motorista.

Passo 3: Use software e ferramentas de gerenciamento de frota de entrega.

Passo 4: Proteja a carga da sua frota contra roubo, perda e danos.

Passo 5: Melhore a comunicação do gerente com o motorista e diretamente com o cliente com atualizações sobre o andamento da entrega.

 

Para mais informações entre em contacto conosco!

 

Como você melhora a entrega no prazo na última milha?

Para melhorar o tempo de entrega na última milha, você pode:

  • Configure métodos e prazos de entrega convenientes para os clientes.
  • Forneça atualizações ao cliente sobre o progresso da entrega.
  • Utilize uma plataforma tudo-em-um para gerir entregas, como o Cartrack delivery.
  • Explore veículos de entrega alternativos, como bicicletas para pacotes menores.
  • Use rastreamento GPS e telemática para entender o que está causando atrasos nas entregas e tomar decisões baseadas em dados.

 

Qual é a diferença entre OTIF e entrega dentro do prazo?

A taxa de entrega no prazo é usada pelas empresas (especialmente empresas de comércio eletrônico) para medir quantos pedidos de clientes eles atenderam pela taxa de entrega esperada. Considerando que o OTIF é uma medida usada por varejistas e fabricantes para avaliar a capacidade das empresas de entrega de serviços de transporte e logística de entregar suprimentos ou estoque dentro do prazo de entrega acordado. Também avalia o estado da entrega, por exemplo, se o pedido foi apenas parcialmente atendido, se alguns produtos foram danificados durante o transporte e se houve itens faltantes.

 

O que é uma boa pontuação OTIF?

O OTIF depende das expectativas e da satisfação definidas pelo cliente, mas existem padrões diferentes para taxas de entrega e, portanto, ideias diferentes sobre o que conta como uma boa pontuação.

Uma boa pontuação OTIF seria:

  • 95-99% para produtos da linha A (esses são os mais vendidos do seu cliente e representam 50-80% de suas vendas)
  • 85-99% para produtos da linha B (produtos de gama média que representam 30% do seu rendimento)
  • 99-100% de produtos da linha C (os últimos 60-70% de produtos que representam apenas 10-30% da receita)

 

Como você garante que todas as entregas sejam feitas no prazo?

Vários desafios podem atrapalhar o progresso da entrega, mas isso não significa que você deva ficar em segundo plano na melhoria do desempenho de entrega da sua frota. Aqui estão algumas maneiras que ajudam você a cumprir sua promessa de entrega:

  • Planejamento eficaz com tolerância para atrasos comuns, como trânsito ou condições climáticas
  • Usando rastreamento GPS confiável, software de gerenciamento de frota e ferramentas de entrega da Cartrack
  • Melhore as operações de toda a sua frota reduzindo custos, concentrando-se na melhoria do desempenho e da produtividade dos motoristas, automatizando tarefas como gestores de planeamento de rotas e utilizando manutenção preventiva para evitar avarias dos veículos.

 

Isto é o que nossas empresas parceiras amam em nós:

A tecnologia da Cartrack permite-nos concentrar-nos nos nossos motoristas, clientes, carga e frota, tudo a partir de uma plataforma. Isso nos coloca no controle desde o envio até a entrega.”

Jeffrey Wheeler, gerente assistente de frota, Courier Guy, África do Sul.

 

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